DIVISÃO DE CIÊNCIA
FEDERAÇÃO DA FROTA
ESTELAR DE SÃO PAULO

 



 

O DINHEIRO NO UNIVERSO DE STAR TREK

Introdução:

Não raro escutamos ou lemos sobre o futuro extraordinário que nos vislumbra o universo de Star Trek:  "Um mundo onde as pessoas se guiarão pelo enriquecimento pessoal e não material, um mundo onde o dinheiro deixará de existir....."

Isso não é de todo verdade. Obviamente a Federação , seus povos e outros planetas não alinhados usam uma forma de dinheiro! 

O que é "dinheiro"?:

Em "Encounter at Farpoint" Dr. Crusher "compra" algumas roupas na estação. Ela mesmo diz "ponha isso na minha conta" (ou qualquer coisa que o valha em inglês), e no final de "Relics" Scotty diz algo como "Eu pensei que você ia me pagar um drink no 10-Forward". A singularidade em DS 9 foi festejada por trazer o "comércio" em Bajor!

Ok.. eu me recordo de que em "First Contact" Picard diz, "A economia no futuro é diferente...nós não usamos mais dinheiro..." e como bem lembrado, Kirk também diz que não usava dinheiro em Star Trek IV. Mas o problema, creio eu, está no conceito da palavra "dinheiro" sendo confundido como "forma de pagamento"

O bom Aurélio (pais dos expertos , já que quem é experto consulta o dicionário ) define, entre outras coisas, dinheiro como "mercadoria , geralmente representada por cédulas e moedas, que tem curso oficial e cujo valor é estabelecido como o equivalente que permite a troca de outras mercadorias de cujo valor comparativo é a medida ..." Ou seja devemos discernir o conceito de dinheiro no que se refere à moedas , notas, metais com o conceito de dinheiro como meio de troca.

oney makes the Universe go round:

A Federação e a Terra usam um tipo de fundo eletrônico chamado "Crédito". O Crédito da Federação somente é aceito nos planetas dela participantes, e bases da Frota Estelar e já que ninguém pode trocar "coisas" sem um meio de troca, o uso do ouro e do latnium é comum nas comercializações feitas com Klingons e a maior parte dos povos, os Darseks também são utilizados dentro do Império Klingon , o Leks é aceito pelos Cardassianos, os Bajorianos usam o Lita e a Aliança Ferengi aceita qualquer coisa...

O Sintetizador como "Casa da Moeda":

O argumento do uso dos sintetizadores não é tão simples assim : Um sintetizador é basicamente um equipamento de transporte. Não quero entrar no mérito se o transporte funciona no princípio de criação de matéria a partir de energia ou se a matéria precisa pré-existir (isso é uma discussão que mereceu capítulos em livros....) mas o fato é que é na equação do teletransporte tanto matéria quanto energia são variáveis presentes.

O gasto de energia e (talvez) de matéria necessários para confeccionar os artigos necessários seria imensamente grande! O Homem (e outros seres) não vivem somente de pão e água... e não creio que seria lógico utilizar sintetizadores para produzir roupas , placas de duranium, sapatos ou os tecidos da Dra. Crusher...

Não creio que as pessoas do século 23 tenham na sua cozinha um sintetizador no lugar do fogão!!

É comum vermos colônias mineradoras, agrícolas, estações de produção disto ou daquilo e mesmo ver as naves em missões de entregas de sementes, remédios etc...

sintetizadas em casos gravíssimos, caso contrário as peças Mesmo as peças de reparos das naves , somente são somente vão ser colocadas nas Estações...

A própria Voyager, por não ter como "abastecer" precisa racionar seus recursos.. inclusive procurando por planetas classe M para conseguir suprimentos de vegetais...mesmo tendo vários sintetizadores a bordo.

Mesmo porque um sintetizador não poderia produzir um Picasso (reproduziria...mas não seria genuíno) e como você no século XXIII ou XXIV iria adquirir um Picasso ou um daqueles livros antigos que o Picard lê (que devem custar uma nota!!!!) ou McCoy compraria os óculos de antiguidade  para Kirk?

Se dinheiro não fosse importante e o tranporte/sintetizador fosse trivial, a Federação poderia produzir toneladas de toneladas de latium e comprar toda a aliança ferengi !!! O que acham??

Conclusão:

Enfim, acredito que a Federação, internamente, não utilize uma forma física de papel-moeda e que nos ideários da Federação o Homem (e outros seres) não são guiados mais pelo espírito do acúmulo do capital , muito embora muitos povos e planetas, mesmo da Federação, não sigam essa regra : Sempre aparece um mercenário, um pirata, um contrabandista, alguém querendo ficar rico ou coisa que o valha... E isso somente existe onde existe dinheiro.

....Men will always be men -- no matter where they are. ...
... Harry Mudd, "Mudd's Women," stardate 1329.8..



Autor : Ten. Com. Avelino Pereira

Fonte :

http://www.nitcentral.com/askcief/as971003.htm

Advertência:

STAR TREK e todo o material relacionado, a não ser que indicado em contrário, são propriedades da Paramount Pictures, uma subsidiária da Viacom. Este fã-clube tem apenas finalidade de divulgar o universo Star Trek no Brasil. O site, páginas, textos e seus autores não tem nenhuma intenção de infringir os direitos autorais reconhecidos e não tem fins lucrativos.

STAR TREK and many related terms are registered trademarks of Paramount Pictures, Inc. a VIACOM company. This site, texts and their authors are provided on a strictly non-profit basis. No copyright infringement is intended. In case of any objections, mail us, please.

 




VIDA LONGA E PRÓSPERA......!


DIVISÃO DE CIÊNCIA
FEDERAÇÃO DA FROTA ESTELAR DE SÃO PAULO