DIVISÃO DE CIÊNCIA
FEDERAÇÃO DA FROTA
ESTELAR DE SÃO PAULO

 



 

GENERALIDADES DO RITUAL VULCANO DE ACASALAMENTO

 

INTRODUÇÃO:

Uma das mais significantes diferenças entre os homo sapiens sapiens e os Vulcanos reside em seus sistemas hormonais.

Vulcanos são sujeitos a intensos ataques de descontrole emocionais por ocasião do seu ciclo acasalamento que ocorre de sete em sete anos.

Nessas épocas o Vulcano macho experimenta o Plak-tow que literalmente quer dizer "sangue fervente".

Especificamente o Plak-tow tem seu ponto alto no Pon-far:

Esse termo Vulcano significa "tempo de acasalamento" onde o Vulcano deve retornar de onde estiver para encontrar com sua esposa.

Aparentemente vulcanos jovens podem conseguir, através da disciplina mental, controlar os impulsos do Pon-far, mas estes logo se fazem mais fortes quanto mais maduro for o indivíduo provocando até mesmo a morte caso o acasalamento não ocorra.

kah-if-farr,kal-if-fee,koon-ut-kal-if-fee....

A cerimônia antes do primeiro Pon-far, correspondente ao casamento em muitas culturas, chama-se kah-if-farr que significa "complete-se o ponto no ciclo".

Os parceiros Vulcanos são "arranjados" de maneira "lógica" por seus pais, ainda em suas infâncias, correspondendo a fêmea ao que muitas culturas chamam de "prometida".

Se durante a cerimônia a consorte desejar invocar seu direito ancestral de kal-if-fee, ou seja, "desafio", dá-se início ao koon-ut-kal-if-fee , onde o parceiro prometido tem que se degladiar até a morte com um desafiante escolhido pela consorte, sendo que o desafiante pode declinar da escolha.

Koon-ut-kal-if-fee também é o termo utilizado para o estado em que as duas mentes do casal vulcano ficam quando se completa o Pon-far : Em Amok Time (Stardate: 3372.7),Spock descreve mais ou menos assim a cerimônia : "...um toca o outro para sentir o pensamento do outro. Dessa maneira suas mentes trancam-se juntas e no tempo apropriado nós entraremos em Koon-ut-kal-if-fee..."

Percebe-se que as idéias de acasalamento e desafio são correlacionadas, senão sinônimas, na cultura vulcana, refletindo-se isso nas cerimônias. Romântico...não??:-)

O Pon-far é considerado tabu na cultura Vulcana, não sendo matéria de grande divulgação, só perdendo em termos de "segredo ritual" para o "primeiro nome" dogma também seguido pelos Romulanos.

 

PARA SABER MAIS

São poucos, ou quase nenhum site em português que trata do assunto. Você pode consultar a página: http://www.worpmidia.com/jornada/vulcano.htm

Pode também consultar os livros: O Mundo de Spock, O Filho de Spock e  Portal do Tempo


Autor : Ten. Com. Avelino Pereira

Fonte :

http://www.worpmidia.com/jornada/vulcano.htm

DUANE, Diane : O Mundo de Spock: .Tradução Ludmila de Souza. São Paulo : Editora Aleph. Coleção Star Trek nº 24, S/A

CRISPIN, A. C. : O Filho de Spock .Tradução Lila de Oliveita. São Paulo : Editora Aleph. Coleção Star Trek nº 12, 1993

CRISPIN, A. C. : Portal do Tempo: .Tradução Norberto de Paula Lima. São Paulo : Editora Aleph. Coleção Star Trek nº 01, S/A

Episódios, em especial "Amok Time"

Advertência:

STAR TREK e todo o material relacionado, a não ser que indicado em contrário, são propriedades da Paramount Pictures, uma subsidiária da Viacom. Este fã-clube tem apenas finalidade de divulgar o universo Star Trek no Brasil. O site, páginas, textos e seus autores não tem nenhuma intenção de infringir os direitos autorais reconhecidos e não tem fins lucrativos.


STAR TREK and many related terms are registered trademarks of Paramount Pictures, Inc. a VIACOM company. This site, texts and their authors are provided on a strictly non-profit basis. No copyright infringement is intended. In case of any objections, mail us, please.

 




VIDA LONGA E PRÓSPERA......!


DIVISÃO DE CIÊNCIA
FEDERAÇÃO DA FROTA ESTELAR DE SÃO PAULO