DIVISÃO DE CIÊNCIA
FEDERAÇÃO DA FROTA
ESTELAR DE SÃO PAULO

 



 

MECÂNICA SOBRE HOLODECK

 

Conteúdo

  1. A Mecânica do Holodeck


1. A Mecânica do Holodeck

Como funciona o Holodeck?

Um Holodeck pode criar simulações das seguintes maneiras:

  • As paredes podem gerar imagens holográficas que parecem se extender por distâncias ilimitadas. Por exemplo, as paredes em "Encounter at Farpoint" e "Ship in a Bottle" [TNG].

  • Hologramas podem ser projetados no espaço. Por exemplo, quando Picard andou a cavalo em "Pen Pals" [TNG], a maioria das árvores eram provalvelmente projeções intangíveis, já que ele não ia em direção a elas.

  • Hologramas podem ser acrescidos de feixes de força para que simulem sólidos, objetos tangíveis. Um exemplo é o livro que Picard jogou em "Ship in a Bottle" [TNG] .

  • Hologramas e feixes de força podem ser acrescidos de tecnologia de replicadores para fornecer a substância real. A comida no Holodeck seria dessa natureza, apesar do que Paris disse em "The Cloud"[VOY], do contrário seria extremamente desagrdável comer no Holodeck. A maioria dos objetos inanimados que são comestíveis ou possuem propriedades difíceis de serem simuladas (e.g. água) seriam simulados deste modo.

  • Um objeto animado constiste em uma forma de matéria parcialmente estável criada pelos replicadores do Holodeck para uso somente no Holodeck. Este material é estável somente dentro do Holodeck ou holosuite, e degrada em energia se removido. (Encyclopedia)

Note que as simulações das paredes/hologramas/feixes de força são facilmente executadas pelo Holodeck, e que as simulações de hologramas/feixes de força/replicadores são possíveis em "Encounter at Farpoint" (quando Wesley cai no lago)

É possível, entretanto, que as simulações de matéria do Holodeck não fossem possíveis antes do upgrade feito pelos Binários em "11001001" [TNG]. Isto explicaria a surpresa de Riker com o realismo da simulação do Minueto.

Também, se o status de um objeto muda, o tipo de simulação também muda. Por exemplo, alguém vê um árvore distante ( paredes ), se aproxima dela ( holograma ), se apóia nela ( feixes de força ), quebra um galho (matéria do Holodeck), e então pega uma maçã e a come (replicadores).

Como é possível comer no Holodeck?

Será que a Troi come lá só pra se manter em forma, depois de todos aqueles chocolates que ela come?

Qualquer comida consumida no Holodeck seria replicada. Se fosse de qualquer um dos outros tipos de simulação ela iria desaparecer quande se abandonasse o Holodeck, o que seria um tanto desagradável.

Pode-se retirar objetos do Holodeck?

Sim. Qualquer objeto replicado no Holodeck pode sair. Infelizmente, é difícil dizer o que é replicado e o que não é. Neve, como a bola de neve jogada por Wesley em " The Naked Now " [TNG] é facil de se ver que é replicada, a umidade é díficil de ser simulada. O livro jogado por Picard em "Ship in a Bottle" [TNG] poderia ser facilmente simulado por feixes de força e portanto não era replicado.

O papel em "Elementary, Dear Data" [TNG] era simulado até que o computador percebeu que seria levado do Holodeck, e o substitui por uma cópia replicada.

Então Picard mentiu para Moriarty (em "Elementary, Dear Data" [TNG])?

De acordo com várias fontes confiáveis, esta era a intenção de Gene Roddenberry. Se o papel podia sair, então Moriarty também poderia, assim manda a lógica. Felizmente, essa cena foi cortada, e como sempre, canon é o que se vê na tela, grande ou pequena. Isto significa que todo argumento quanto a se replicar pessoas ainda vale - o computador não consegue armazenar toda essa informação.

Pode-se transportar objetos pra fora do Holodeck? "Ship in a Bottle" [TNG]

Nunca tentou-se isso, como se explica no episódio, por isso que o computador  foi, incapaz de simular os resultados. Objetos replicados devem ser possíveis de serem transportados para fora do Holodeck, mas qualquer coisa que dependa dos feixes de força iriam colapsar instantaneamente.

Como então uma simples cadeira não foi replicada? "Ship in a Bottle" [TNG]

Eles estavam testando um objeto feito do quinto tipo de simulação, um objeto feito de .matéria ,do Holodeck, como Moriarty. Obviamente que uma cadeira  replicada  não serviria para esse experimento, então Geordi provavelmente escolheu a cadeira que fosse do tipo certo de simulação para o experimento.

 




VIDA LONGA E PRÓSPERA......!


DIVISÃO DE CIÊNCIA
FEDERAÇÃO DA FROTA ESTELAR DE SÃO PAULO