FEDERAÇÃO DA FROTA ESTELAR DE SÃO PAULO

 

 

PROVA PARA PROMOÇÃO DE PATENTE - JANEIRO/2000

DE 2º TENENTE PARA 1º TENENTE

DE 3º TENENTE PARA 2º TENENTE

DE ALFERES DE 1º GRAU PARA  3º TENENTE

 

 

Perguntas
GABARITO

 

 

1) Qual o dia, mês e ano da Fundação da Federação da Frota Estelar de São Paulo?

R: 10/04/98

 

2) O que é a campanha "Vamos Salvar Jornada Nas Estrelas No Brasil" e como fazer para participar dela?

R: Esta campanha tem a finalidade de convencer as emissoras de tv e a Paramount Pictures que os trekkers brasileiros querem as séries de jornada nas estrelas, com todos os episódios, atualizados.

Como a série Jornada nas Estrelas é vista pelas emissoras de tv sempre em segundo plano ou como uma série sem valor, objetiva mudar este conceito, visto que ela é a única série que já existe a mais de 30 anos e continuará existindo. Mas não no Brasil, se o trekker brasileiro, não se manifestar.

Nessa campanha, os trekkers brasileiros, pedem que sejam exibidas as seguintes séries:

- Jornada nas Estrelas a série clássica - completa,

- Jornada nas Estrelas a nova geração - atualizada,

- Jornada nas Estrelas deep space nine - atualizada,

- Jornada nas Estrelas voyager - a ser lançada aqui.

Parte do princípio que todo o trekker deve participar, desta campanha. A participação é simples:
Entra-se em contato com os endereços eletrônicos das tvs e da Paramount, que exibem jornada nas estrelas. Mandam-se vários e-mails e pede-se aos amigos trekkers, para mandarem também.

Passando esta campanha à diante, almeja-se trazer a série completa, para o Brasil.
Uma nota importante da campanha, e que os e-mails devem ser construtivos e não destrutivos, porque visa conquistar a confiança das emissoras de tv, mostrando a eles o público que Jornada nas Estrelas tem.

 

3) O que é a IFT e como ela está representada no Brasil?

R: A IFT - International Federation of Trekkers é a maior organização de Star Trek do mundo e está espalhada em muitos países, como EUA, Suíça, Suécia, Nova Zelândia, Canadá, Argentina, México, Irlanda, Itália, Austrália e agora o Brasil. Foi fundada com o aval do próprio Gene Rodenberry, o criador da saga. O objetivo da IFT é preservar a memória e a filosofia de Roddenberry e defender a fidelidade de Star Trek a esses princípios.

As representações da IFT dão apoio aos fãs-clubes sérios de Star Trek e suas atividades, ajudam na elaboração de eventos, promovem debates, publicam artigos em jornais e também abraçam campanhas cívicas, ecológicas e humanas. A idéia central da IFT é que Star Trek não é apenas diversão: é um exercício real de futuro e que nós podemos interferir no presente, dando nossa parcela de contribuição na preparação do planeta para que o sonho de Gene se realize.

As "naves" responsáveis pelo patrulhamento deste setor são a U.S.S. BRAZIL, com o apoio da U.S.S. SÃO PAULO que é comandada pela "FEDERAÇÃO DA FROTA ESTELAR DE SÃO PAULO".

 

4) O que é o "Trek Dia Feliz" e o que ele objetiva?

R: O Trek Dia Feliz – TDF- é uma reunião de periodicidade aproximadamente mensal, que tem como objetivo geral reunir os fãs de Jornada nas Estrelas, para assistirem episódios, palestras e debates. Como objetivo específico o Trek Dia Feliz tem por finalidade exercer a realidade da filosofia da International Federation of Trekers – IFT- prestando um serviço social através de donativos para entidades beneficentes, tendo o apoio da FFESP.

 

5) Cite três editoras no Brasil que publicam livros sobre Jornada nas Estrelas, em Português.

R: Editora Nova Fronteira, Editora Makron Books, Editora Aleph, Editora Mercúrio (que tem a Editora Unicórnio como subsidiária) e Editora 67.

 

6) Qual foi primeiro estúdio a filmar "Jornada nas Estrelas" para a televisão?

R: Desilu Productions, Inc.

 

7) Complete a Tabela:

Nave

Classe

Capitães Comandantes

U.S.S. Enterprise (NCC-1701)

 

1)

2)

3)

4)

U.S.S. Enterprise (NCC-1701-A)

 

1)

2)

U.S.S. Enterprise (NCC-1701-B)

 

1).

U.S.S. Enterprise (NCC-1701-C)

 

1)

U.S.S. Enterprise (NCC-1701-D)

 

1)

U.S.S. Enterprise (NCC-1701-E)

 

1)

R:

Nave

Classe

Capitães Comandantes

U.S.S. Enterprise (NCC-1701)

Constitution

1) Robert April

2) Cristopher Pike

3) James T. Kirk

4) Willard Decker

U.S.S. Enterprise (NCC-1701-A)

Constitution

1) Spock

2) James T. Kirk

U.S.S. Enterprise (NCC-1701-B)

Excelsior

1) Tomas Johnson Jr.

U.S.S. Enterprise (NCC-1701-C)

Ambassador

1) Rachel Garrett

U.S.S. Enterprise (NCC-1701-D)

Galaxy

1) Jean-Luc Picard

U.S.S. Enterprise (NCC-1701-E)

Sovereign

1) Jean-Luc Picard

 

8) Qual a origem real de "NCC-1701", em outras palavras, no campo não-ficcional, de onde surgiu a idéia de batizar a Enterprise de "NCC-1701" ?

R: O designer chefe de pré-produção e de grande parte da produção de TOS, Matt Jefferies, possuía um avião "Waco" que tinha o número de registro no FAA (Federal Aviation Administration) de NCC-1701.

 

9) No Universo de Jornada nas Estrelas, dois personagens chamados George e Gracie tiveram papel fundamental em salvar a Terra. Pergunta: qual a raça desses personagens?

R: Baleias Jubartes (Megaptera novaeangliae), também conhecidas como baleias-corcundas. Elas são chamadas assim porque a nadadeira dorsal lembra uma corcova. Quando a Jubarte mergulha, vemos sua cauda, o dorso se arredonda e temos a impressão de que é uma corcunda. Apareceram em ST –IV A volta pra Casa em foram levadas do séc. XX para o séc. XXIII pois eram as únicas capazes de estabelecer comunicação com uma sonda que estava causando desastres apocalípticos na Terra.

 

10) Contraiu a, até então, fatal doença xenopolycythemia e retirou-se da Frota Estelar em 2369 para passar seus últimos dias em Yonada, aonde chegou a casar-se com a princesa local, Natira. Qual o nome deste personagem?

R: Dr. Leonard Honoratio McCoy

 

11) Quem é Alexander Rozhenko e porque tem esse sobrenome?

R: Filho de Worf com a embaixadora Klingon K'Ehleyr. Desde o assassinato da embaixadora pelas irmãs Duras, Worf criou Alexander até decidir que seria melhor para ele ser criado por seus pais adotivos na Terra, os Rozhenko, daí seu sobrenome.

 

12) Quem é Michael Okuda?

R: É o supervisor de arte e cenário de Jornada Nas Estrelas de Star Trek: Voyager e Star Trek: Deep Space Nine. Ele é responsável pelo design dos painéis de controle, sinalização, escrita alienígena e animações nas telas dos computadores das naves, entre outras coisas.

Michael trabalhou em todos os anos de Star Trek: The Next Generation, trabalho pelo qual foi reconhecido com três indicações ao Emmy de melhor efeito especial. Ele também trabalhou em 5 dos filmes de Jornada nas Estrelas.

É casado com Denise Okuda , também consultora de Star Trek.

 

13) Em qual filme de Jornada nas Estrelas o ator que interpreta Odo aparece e qual o nome de seu personagem nesse mesmo filme?

R: Col. West, em Star Trek VI

 

14) Qual o nome da esposa de Khan Noonien Singh e como ela morreu?

R: Marla McGivers, que o conheceu quando fez parte do grupo avançado que explorava a Botany Bay , no cargo de Tenente especializada em História. Ela morreu atacada por uma forma de vida indígena de Ceti Alpha 5 , planeta onde aceitou ser exilada, junto com Khan, por Kirk

 

15) O que é a espécie 8472? Comente sobre ela.

R :A Espécie 8472 foi vista no episódio "Scorpion" de VOY, e é uma forma de vida inteligente, altamente beligerante, a qual pretende eliminar as raças humanóides da galáxia.

Sua filosofia é baseada em "A fraqueza perecerá"

Originários do quadrante delta comunicam-se telepaticamente e têm os Borgs como principais inimigos. Suas armas são poderosas o bastante para destruir um cubo Borg com um só disparo, além de possuir uma fisiologia sui generis, com células altamente adensadas e sistema imunológico altamente desenvolvido, deixandos-os imunes às tentativas de assimilação dos Borgs.

A espécie 8472 ataca utilizando-se de suas garras, as quais cortando a pele do inimigo, transferem células para o corpo da vítima. Uma vez no sangue do oponente, elas começam a destruir o corpo de dentro para fora – literalmente-. A vítima permanece consciente durante todo o processo já que a aplicação de sedativos é ineficaz.

 

16) Qual a origem real do nome "Maquis"?

R: MAQUIS era o nome dado ao movimento e aos membros das forças de resistência francesa que lutavam contra as tropas nazistas durante a ocupação da França na Segunda Guerra Mundial, ou ainda para o local do encontro destes membros.

 

17) Um dos atores de Star Trek possui um defeito físico ( ou para ser politicamente correto - ele é diversamente capacitado-) Quem é ele e como se originou o problema?

R: James Doohan, que interpreta Scotty. Ele perdeu seu dedo médio da mão direita durante a Segunda Guerra Mundial. Duas curiosidades:

  1. A mão direita de Scotty sempre aparece escondida (somente em alguns episódios é possível notar alguma coisa).

  2. Quando ele é solicitado a fazer o "V" Vulcano, ele responde, brincando, que somente consegue fazer o "U".

 

18) Um dos atores de Star Trek foi enviado para um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Quem é ele e em que país ficava o campo?

R: George Takei que interpreta Sulu. Ele era filho de pai Japonês e mãe de ascendência Japonesa e devido à guerra dos EUA com o Eixo, sua família e muitas outras de origem nipônica foram mandados para campos de concentração nos EUA.

 

19) Dois atores de Jornada nas Estrelas não nasceram nos EUA. Quem são eles e qual suas nacionalidades?

R: James Doohan, que interpreta Scotty e Willian Shatner que interpreta James Kirk , ambos são Canadenses.

 

20) Preencha a tabela com os dados da nave de simulação Kobayashi Maru :

Classe

 

Função

 

Nº de tripulantes

 

Nº de passageiros

 

R:

Classe

Classe III Neutrônica

Função

Cargueiro de Combustível

Nº de tripulantes

81

Nº de passageiros

300

 

21 ) O que significa o símbolo da USS- Enterprise e posteriormente da Frota Estelar ?


R: O símbolo no centro do emblema representa a nave espacial, a linha crescente à esquerda representa o acréscimo de energia necessária e a linha à direita o decréscimo da eficiência dos dispositivos warp. A linha inferior representa a energia gasta no processo.

 

22) Qual a sua data de ingresso na FFESP? Ao se tornar um Tenente da FFESP, na sua opinião, quais serão seus direitos e deveres dentro do fã-clube ? O que, no seu entendimento, você poderá fazer para ajudar a engrandecer nosso fã-clube ? Sua promoção poderá trazer quais benefícios a nosso grupo e ao espírito de Jornada nas Estrelas e sua continuidade. Se existisse uma bimestralidade ou trimestralidade simbólica, para manter os gastos com o Site, malas diretas etc. você acharia justo pagar?

Comente todas suas respostas.

R: Esta pergunta, caros oficiais, é somente um Kobayashi Maru (teste de caráter) e uma pesquisa. Não há uma resposta "certa" para ela, bem como não há pontuação para a mesma. Creio somente ser interessante arquivarmos as respostas para termos uma idéia de quão atuante o novo oficial deseja (ou se diz) ser.

 

 

 

DIVISÃO ACADÊMICA
FEDERAÇÃO DA FROTA ESTELAR DE SÃO PAULO