FEDERAÇÃO DA FROTA ESTELAR DE SÃO PAULO

 

 

PROVA PARA PROMOÇÃO DE PATENTE - MARÇO/2000

DE ALFERES DE 2º GRAU PARA ALFERES 1º GRAU

DE ALFERES DE 3º GRAU PARA ALFERES 2º GRAU

 

 

Perguntas
GABARITO

 

 

01) Defina Planeta Classe T ? Dê exemplos.

RESPOSTA: Planeta Classe T - Gas Ultragiant : Normalmente são achados planetas desta classe na zona " fria de uma estrela. Eles têm aproximadamente 10 a 50 milhões de quilômetros em diâmetro, com temperaturas interiores altas que os fazem irradiar bastante calor para manter água em um estado líquido.

Exemplos : Bruedon Epsilon 5, Optima Alpha 5

 

 

02) A quem pertence o Número de Série SC937 – 0176 CEC ?

RESPOSTA: James Tiberius Kirk.

 

 

03) Quem foi Kodos ?

RESPOSTA: Tirano de Tarso IV, Kodos, o executor, ou Kodos o carrasco, em meio à uma crise de abastecimento em seu planeta, ordenou a morte metade da população local. Poucos dias após o inicio da chacina, a Federação manda ajuda ao planeta e Kodos é considerado culpado de assassinato em massa, evadindo-se e tendo seu paradeiro perdido, ou tido como morto.

Reaparece na identidade de Anton Karidian, um ator Shakesperiano onde é desmascarado por Kirk em uma apresentação a bordo da USS Enterprise e acaba sendo morto pela sua própria filha, conforme apresentado no episódio The Conscience Of The King, na data estelar 2817.6

 

 

04) O que foi a Manobra Carbomite ?

RESPOSTA: A manobra Carbomite ou o Ardil Carbomite foi uma estratégia lançada pelo então Cap. James Kirk, na data estelar 1512.2, blefando com uma raça, representada por "Balok" que se mostrava beligerante, mas na verdade aplicava um teste de caráter da raça humana.

Assim a manobra Carbomite consistiu em Kirk conseguir retardar a suposta destruição da Enterprise dizendo que se isso ocorresse o "Carbomite" que existia na nave provocaria a destruição maciça de todo o setor em que estavam, incluindo, logicamente a nave considerada até então como inimiga.

Esse episódio marca a estréia de McCoy.

 

 

05) O que são os "orbes"?

RESPOSTA: Até o encontro com Sisko com entidades alienígenas atemporais e incorpóreos, que vivem dentro e criaram o buraco de verme existente no espaço Bajorano, os "Profetas" como chamados religiosamente pelo povo de Bajor, eram tidos somente como lendas ou ícones religiosos.

Estes seres, por motivos próprios e desconhecidos, enviaram no decorrer da história de Bajor, cristais que encerram energias não dominadas e específicas: Cada cristal "tem um poder específico" que interagem com diferentes aspectos da existência linear.

Estes cristais são chamados de orbs, ou orbes ou ainda "Lagrimas dos Profetas" em uma conotação mais religiosa bajorana.

 

 

06) Porque o sangue Vulcano é verde e o Andoriano azul?

RESPOSTA: Os vulcanos possuem a Cuproglobina, paralela a hemoglobina humana, porém baseada em Cobre. Por sua vez, os andorianos possuem seu sangue baseado em cobalto.

 

 

07) Defina kah-if-farr, kal-if-fee e koon-ut-kal-if-fee ?

RESPOSTA: A cerimônia Vulcana antes do primeiro Pon-far (ponto alto do Plak-tow) tem seu correspondente ao casamento em muitas culturas e chama-se kah-if-farr que significa "complete-se o ponto no ciclo".

Os parceiros Vulcanos são "arranjados" de maneira "lógica" por seus pais, ainda em suas infâncias, correspondendo a fêmea ao que muitas culturas chamam de "prometida".

Se durante a cerimônia a consorte desejar envocar seu direito ancestral de kal-if-fee, ou seja, "desafio", dá-se início ao koon-ut-kal-if-fee , onde o parceiro prometido tem que se degladiar até a morte com um desafiante escolhido pela consorte, sendo que o desafiante pode declinar da escolha.

Koon-ut-kal-if-fee também é o termo utilizado para o estado em que as duas mentes do casal vulcano ficam quando se completa o Pon-far : Em Amok Time (Stardate: 3372.7),Spock descreve mais ou menos assim a cerimônia : "...um toca o outro para sentir o pensamento do outro. Dessa maneira suas mentes trancam-se juntas e no tempo apropriado nós entraremos em Koon-ut-kal-if-fee..."

 

 

08) Qual o remédio utilizado por McCoy para curar o ser nativo de Janus VI ?

RESPOSTA: Na Data Estelar 3196.1 a Enterprise é chamada para ajudar mineradores no Planeta Janus VI os quais se descobre, estão sendo atacados por uma criatura chamada Horta. Kirk e Spock ferem a criatura e o doutor McCoy tem que curá-la utilizando cimento.Descobre-se que ela é pacífica e que só estava defendendo sua cria,ovos a base de silício.

 

 

09) O que é Synthetol e quem o inventou?

RESPOSTA: É um substituto do álcool que simula sua aparência, cheiro e gosto, mas seus efeitos intoxicantes podem desaparecer nos humanóides pelo simples esforço da necessidade de permanecer alerta. Assim pode-se beber à vontade, sem sofrer qualquer conseqüência negativa posterior.

Embora tenha sido desenvolvido originalmente pelos Ferenguis, é atualmente servido a bordo de qualquer nave da Federação.

 

 

10) Em qual episódio aparece o primeiro canhão phaser ?

RESPOSTA: Foi no Episódio piloto The Cage (Data Estelar não mencionada) quando Spock e Nro. 1 tentam salvar o Capitão Pike que está aprisionado pelos Talossianos. O canhão e repetidamente usado contra uma montanha sem que eles saibam que o que vêem é apenas uma ilusão e o caminho possivelmente já estava liberado. Este canhão era alimentado pela nave.

 

 

11) O que significa Imzadi ?

RESPOSTA: Termo Betazed pelo qual Deanna trata, em alguns momentos, Riker. Possui vários significados: A nível superficial é simplesmente "amado" ou "querido", mas quando usado com pessoas mais intimas pode possuir nuances mais profundas indicando, por exemplo, o significado "O primeiro".

 

 

12) Quem foi John Colicos ?

RESOSTA: Além de ter interpretado o vilão Conde Baltar, na série "Battlestar Galactica", produzida entre 1978 e 1979, o ator John Colicos ficou imortalizado por interpretar o primeiro Klingon a aparecer em um episódio de Jornada nas Estrelas.

Interpretando Kor em "Errand of Mercy", Colicos imprimiu grande carisma ao personagem, podendo ser considerado um dos responsáveis pelo grande sucesso dos klingons no seriado original de Star Trek.

John voltou a interpretar Kor em três episódios de Jornada nas Estrelas - Deep Space Nine ("Blood Oath", do segundo ano, "The Sword of Kahless", da quarta temporada e "Once More Unto the Breach", episódio do sétimo ano, em que o célebre klingon morre).

Faleceu em 06/03/2000.

 

 

13) Como é atualmente a estruturação da FFESP em termos de Divisões e quais suas responsabilidades e responsáveis?

RESPOSTA:

DIVISÃO U.S.S. SÃO PAULO – I.F.T.

Divisão responsável pelos eventos dos Trekkes Dias Felizes (eventos sociais) e ramificações da INTERNATIONAL FEDERATION OF TREKKERS.

Comando Capitão Wilton – Patente IFT = Almirante Wilton - Patente F.F.E.S.P.

1º Oficial Tenente-Comandante Wel - Patente IFT = Capitão Wel - Patente F.F.E.S.P.

 

DIVISÃO DE CIÊNCIA DA FEDERAÇÃO DA FROTA ESTELAR DE SÃO PAULO – D.C.F.F.E.S.P.

Divisão responsável pelo estudo da ciência trekker seja ela física, química, biologia, história, sociologia, línguas e etc.

Contém a sub-divisão da Academia de Ciências Vulcana (responsável Ten. Com. Josias Junior)

Comando Capitão Avelino.

 

DIVISÃO EQUIPE FÓRUM – F.F.E.S.P.

Divisão responsável pelas noticias do mundo trekkers e seus acontecimentos.

Comando Tenente-Comando Fabiana.

 

DIVISÃO INFORME GERAL – F.F.E.S.P.

Divisão responsável pela circulação do Folheto Informe Geral 2000, contendo matérias trekkers, com finalidade de colecionar.

Comando Tenente-Comando Carlos Paiva.

Comando Tenente-Comando Fábio.

 

DIVISÃO ACADEMIA – F.F.E.S.P.

Divisão responsável pelos eventos acadêmicos, com realizações de provas, conhecidas como Fuvtrekker, pelo grau de dificuldade.

Comando 1º Tenente Ângelo.

 

DIVISÃO CHAT – F.F.E.S.P.

Divisão responsável pelas realizações de chat, com intuito de interagir todos fãs-trekkers, pela Internet.

Comando 1º Tenente Gustavo Amaral.

 

 

14) O que é Bat'leth?

RESPOSTA: Arma baseada em laminas, de origem Klingon, utilizada no combate corpo-a-corpo. Ela tem uma forma curva e é empunhada, preferencialmente com as duas mãos mantendo-a em possição horizontal. Possui quatro pontas em lâminas que saem em intervalos regulares do corpo da arma que tem aproximadamente 1.3 metros de comprimento.

 

 

15) O que é e onde fica "Ten Forward" ?

RESPOSTA: Uma grande area de recreação localizada no deck 10 da Entreprise – D. Ten forward é o lugar preferido de muitos dos tripulantes que não estão em seu horário de serviço, pois ele funciona como um centro social da nave, onde são servidas uma infinidades de tipos de bebidas nas numerosas mesas das quais se tem uma vista espetacular para o espaço. Sua bar tender é uma civil chamada Guinan.

 

 

16) Durante grande parte de sua vida Geordi Laforge utilizou um aparelho bio-eletrônico que o possibilitava enxergar, chamado V.I.S.O.R.. O que quer dizer V.I.S.O.R.?

RESPOSTA: Visual Instrument and Sensory Organ Replacement. Ou Prótese sensorial e Instrumento visual .

 

 

17 ) Em Star Trek II, A ira de Khan, Spock dá um livro para Kirk que o abre e lê : "It was the best of times, it was the worst of times...: ("Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos...) . Baseando-se nisso, qual o nome do livro e qual o nome de seu autor?

RESPOSTA: Autor: Charles Dickens

Livro: A Tale of Two Cities (Um Conto de Duas Cidades)

 

 

18) Quem ganhou o título de "Tripulante do ano" de 1999 da F.F.E.S.P. e porque foi merecedor do mesmo?

RESPOSTA: Capitão Welmenson da Silva, pelos seus serviços à continuidade do espírito de Jornada nas Estrelas, pelas suas atividades no fã-clube e por suas ações beneméritas à comunidade.

 

 

19) Espécie unissexuada onde todos dão a luz na maturidade. As crianças nascem aos pares e são unidas psiquicamente para o resto de suas vidas. De estatura pequena para uma espécie humanóide, eles atingem no máximo 1.25m de altura.
Durante vários séculos eles se uniram mentalmente à uma central planetária de computadores, de uma complexidade sem par. Sua linguagem é uma conversa em alta velocidade, na qual informações são trocadas de maneira tão rápida que os cérebros deles não conseguem armazenar tudo e portanto uma unidade auxiliar de memória carregada na cintura é ligada diretamente ao cérebro, regulando o fluxo de informações e transmitindo-as quando necessário. Os pares fraternos são unidos tão extremamente que eles se comunicam em pares, alternando suas falas. Pergunta: De que seres estamos falando?

RESPOSTA: Bynarios.

 

 

20) De que se trata esse símbolo?


RESPOSTA: Trata-se do símbolo do Império Romulano. Trata-se da representação de uma ave de rapina nativa de Ch’rihan e Ch’hauran, também conhecido como Rômulo e Remo

 

 

21)  Qual a sua data de ingresso na FFESP? Ao ser promovido na FFESP, na sua opinião, quais serão seus direitos e deveres dentro do fã-clube ? O que, no seu entendimento, você poderá fazer para ajudar a engrandecer nosso fã-clube ? Sua promoção poderá trazer quais benefícios a nosso grupo e ao espírito de Jornada nas Estrelas e sua continuidade? Se existisse uma bimestralidade ou trimestralidade simbólica, para manter os gastos com o Site, malas diretas etc. você acharia justo pagar?

Comente todas suas respostas.

RESPOSTA: Esta pergunta, caros oficiais, é somente um Kobayashi Maru (teste de caráter) e uma pesquisa. Não há uma resposta "certa" para ela, bem como não há pontuação para a mesma. Creio somente ser interessante arquivarmos as respostas para termos uma idéia de quão atuante o novo oficial deseja (ou se diz) ser.

 

 

 

DIVISÃO ACADÊMICA
FEDERAÇÃO DA FROTA ESTELAR DE SÃO PAULO