FEDERAÇÃO DA FROTA ESTELAR DE SÃO PAULO

 

 

PROVA PARA PROMOÇÃO DE PATENTE - DEZEMBRO/2006

DE CAPITÃO PARA COMODORO

DE COMANDANTE PARA CAPITÃO

DE TENENTE-COMANDANTE PARA COMANDANTE

DE 1º TENENTE PARA TENENTE-COMANDANTE

DE 2º TENENTE PARA 1º TENENTE

DE 3º TENENTE PARA 2º TENENTE

DE ALFERES DE 1º GRAU PARA  3º TENENTE

 

 

Perguntas
GABARITO

 

 

01) Após a retomada da Deep Space Nine pela Federação Gul Dukat foi preso, quando este foi transportado o capitão Sisko o visitou e lhe perguntou se ele gostaria de alguma coisa o que Dukat pediu a ele?

RESPOSTA: Uma garrafa de Kanar e uma mulher escrava de Orion.

 

 

02) "É difícil responder, quando a pessoa não entende a pergunta.", está frase foi dita em um dos longa metragem, diga em qual filme, e por quem ela foi dita?

RESPOSTA: “Jornada nas estrelas 4 – A volta para casa”(Star Trek IV – The Voyage Home), quem a disse foi o Embaixador Sarek.

 

 

03) Quantos Vulcanos eram tripulantes da USS Valiant, e quantos destes eram Homens ou Mulheres? - (Pergunta enviada pelo Almirante Cezaroni)

RESPOSTA: Dois (2), nenhum 1 Vulcano e 1 Vulcana, pois os vulcanos não se denominam como homens e mulheres e sim como macho e fêmea.

 

 

04) Diga o local e o horário do baile formal informado pelo capitão Riley?

RESPOSTA: O baile seria realizado às 1900 horas na pista de boliche. (Episodio Naked Time)

 

 

05) Qual o nome do sistema de propulsão usado pelas naves camufladas dos Sulibans?

RESPOSTA: Motor de plasma Tricyclico - (tricyclic plasma drive)

 

 

06) Qual o nome do cientista hekarana que faleceu em 2370, tentando demonstrar sua teoria, diga qual era essa teoria?

RESPOSTA: Doutora Serova, ela descobriu que o motor de dobra das naves estelares estava destruindo lentamente o equilíbrio do corredor de Hekaras.

 

 

07) O que uma bat’leth e diga como foi forjada a primeira?

RESPOSTA: A “tradicional espada de honra" e preferida pelos guerreiros Klingon peritos em artes marciais. Moldada sobre o metal em semicírculo com quatro pontos (se assemelhando a uma cimitarra com duas terminações), o bat'leth é levado junto à parte interna do braço e brandida usando-se duas pegadas do lado de externos extremos da arma. Um bat'leth moderno tem 116 centímetros de comprimento e pesa aproximadamente 5.3 quilogramas, e é composto de metal de baakonite.

A história Klingon conta que o primeiro bat'leth foi forjado aproximadamente em 625 D.C. (em tempo terrestre) por Kahless o Inesquecível. Kahless arrancou uma mecha de seu cabelo e a colocou na lava do Vulcão de Kri'stak, e então mergulhou a mecha em rocha ígnea no lago de Lursor e o torceu para formar uma lâmina. Depois de forjar a arma, ele usou a mesma para derrotar o tirano Molor, assim unindo o Império Klingon. (Nota: Esta história nunca foi registrada; os clérigos de Boreth passaram o conto entre a seita por gerações).

 

 

08) Se afastados do holodeck os objetos lá criados entram em colapso de energia e são destruídos, responda que nome recebe essa energia?

RESPOSTA: Matéria de Holodeck (Holodeck Matter).

 

 

09) Que nome recebe o sistema do computador que controla a orientação dos objetos criados dentro do Holodeck?

RESPOSTA: Sistema de Orientação de Espaço. - (spatial orientation systems)

 

 

10) O que é a “Teoria de Adaptação Neuromuscular”?

RESPOSTA: Conceito médico publicado em um tratado no ano de 2340 por Nathaniel Teros. Nesta publicação, Teros teorizou que a excitação do córtex de motor dos humanóides aumentaria absorção de acetylcholine, que aumentaria a força de tração nos músculos em espécies que vivem em baixa gravidade. Isto tornaria possível que estas espécies pudessem viver pudessem sobreviver em campos de gravidade substancialmente maiores do que eles estavam acostumados. Em 2370 o médico da Frota Estelar Julian Bashir testou esta teoria em uma Elasiana. A submetida a este teste foi a alferes Melora Palzar, que se recusou aceitar o tratamento em sua totalidade, pois o mesmo se tornaria irreversível o que impossibilitaria seu retorno ao seu planeta natal.

 

 

11) Qual o termo do idioma klingon usado para exemplificar a redundância de sua fisiologia, exemplifique?

RESPOSTA: BRAK'LUL: Termo do idioma Klingon para a redundância característica em sua fisiologia e funções corporais Todos os órgãos vitais são protegidas por um órgão redundante ou um sistema. Por exemplo, Klingons possuem dois fígados, e um coração com oito câmaras (O dobro de câmaras achadas em muitos outros humanóides) e 23 costelas, distinto dos dez pares achados em humanos.

 

 

12) Qual a freqüência do transmissor das baleias George e Gracie? - (Pergunta enviada pela Capitã Silvia)

RESPOSTA: 401 megahertz.

 

 

13) Qual o nome do tratamento equipamento médico experimental que prometia imortalidade a pacientes humanóides através do entretenimento celular?

RESPOSTA: Câmara de Entretenimento e Regeneração Celular.

 

 

14) Qual o nome da droga usada pelos médicos Trill para evitar a rejeição ao Simbionte?

RESPOSTA: Benzocyatizine-24, 25, 39.

 

 

15) Em 2365 a USS Enterprise D participou de exercícios de batalha, diga qual o tipo dos motores de impulso da outra nave a participar desses exercícios?

RESPOSTA: Motores de Avidyne (Avidyne Engines).

 

 

16) Diga o nome do subprograma do computador de USS Enterprise D que controla as sub-rotinas não criticas da nave como, as escolhas de alimentos nos replicadores e as aplicações recreativas do Holodeck?

RESPOSTA: Sub-rotina C-47.

 

 

17) Dentro do universo Star Trek, qual o nome da substancia farmacêutica sintética baseada no hormônio humanóide de nome epinefrina?

RESPOSTA: Polyadrenalina.

 

 

18) Explique o que foi o M-5?

RESPOSTA: Computador experimental projetado em 2268 pelo Dr. Richard Daystrom. 0 M-5 unidade multitronica era o computador mais ambicioso de seu tempo, e foi projetado com o propósito de informar e controlar todos os aspectos de operação de uma neve estelar. O M-5 unidade multitronica usou uma técnica que permitiu imprimir enagramas neurais humanos nos circuítos do computador foi construído, teoricamente para dar à máquina a habilidade para pensar e argumentar como um humano. Daystrom esperava que o M-5 provasse ser um grande um avanço como antes dele foram os computadores duotronicos. O M-5 foi testado na nave estelar USS Enterprise em 2268 em um exercício que permitiu para o M-5 administrar ações rotineiras e operações de pesquisa, e também um jogo de guerra elaborado que envolveu mais quatro outras naves estelares da Federação. Embora os testes iniciais fossem promissores, o M-5 demonstrou problemas sérios, fazendo com que ele disparasse os phasers em cheio em duas naves a Excalibur e a Lexington, com centenas de baixas. Felizmente, o M-5 possuiu um sistema de moralidade implantado por Daystron e desativou-se apos o ocorrido.

 

 

19) Explique o que foi o circuito de memória mnemônico?

RESPOSTA: Dispositivo improvisado pelo Sr. Spock que permitiu a recuperação dos dados de um tricorder quando Spock e Kirk foram apanhados e levados ao passado de Terra. Spock então construiu o circuito com componentes elétricos primitivos e componentes de rádio disponíveis na Terra em 1930. Usando o dispositivo, eles puderam localizar o fluxo de história que foi alterado pelo Dr. McCoy e localizar o momento exato de tempo onde McCoy mudou a história. Spock reclamou a Kirk que ele estava trabalhando com ferramentas de nível primitivo como facas de pedra e peles de urso, mas terminou o projeto não obstante a esses problemas.

 

 

20) Explique o que é um gerador de interphase e o que causou o seu fracasso?

RESPOSTA: Tecnologia Experimental Romulana de camuflagem que combinou um inversor de fase molecular com um dispositivo de camuflagem. A matéria exposta ao gerador de interphase existiria parcialmente em um plano de espaço paralelo e seria então indetectavel a qualquer dispositivo sensor conhecido. As matérias camufladas vão em teoria poder atravessar outros objetos. Durante o ano de 2360, os Klingons testaram essa tecnologia, mas depois de vários acidentes, eles abandonaram a pesquisa. Em 2368, os Romulanos desenvolveram um dispositivo semelhante que causou um dano catastrófico ao núcleo de dobra da nave Romulana usada neste teste. A USS Enterprise D respondeu a um chamado de socorro da nave Romulana e a contaminação por partículas de chroniton sofrida pelo núcleo resultou no fracasso do gerador de interphase.

 

 

 

DIVISÃO ACADÊMICA
FEDERAÇÃO DA FROTA ESTELAR DE SÃO PAULO